O escritório Snøhetta divulgou seu primeiro projeto em Hong Kong: Airside, um edifício de uso misto de 176 mil metros quadrados. Localizado no terreno do antigo aeroporto Kai Tak, o projeto encomendado pelo Nan Fung Group compreende uma torre de 200 metros de altura e um embasamento com programas variados.
Situado em um local singular em rápida transformação no centro de Hong Kong, o edifício será construído sobre a estação de metrô Kai Tak, próximo a outros pontos de conexão de transporte público. O projeto oferece aos visitantes acesso “a amplos espaços públicos por meio de uma série de praças externas e jardins na cobertura, adequados para agricultura urbana, restaurantes, eventos e recreação”.
Servindo como aeroporto internacional de Hong Kong de 1925 a 1998, o Aeroporto Kai Tak foi substituído por um novo e maior em Chek Lap Kok, 30 quilômetros a oeste. Através de recentes desenvolvimentos na região, “o local está se transformando em um novo distrito financeiro, um nodal de desenvolvimento urbano e comercial.
O Airside incluirá escritórios, espaços comerciais e um hotel. Inspirada na indústria têxtil que marca a história do Grupo Nan Fung, a fachada mostra uma composição delicadamente curva composta por painéis de vidro canelado. Presente por todo o projeto, este motivo é visto também nos interiores e no projeto paisagístico.
Com intenso tráfego de pedestres fluindo da estação de metrô, o espaço comercial na base foi pensado para suportar e receber este fluxo diário. O corpo da torre, por sua vez, é marcado por uma série de espaços urbanos escalonados ocupados por jardins com vista para o Porto Victoria e o parque Kai Tak.
Um amplo átrio comercial banhado por iluminação natural ocupa o centro da torre, elevando-se até a cobertura onde, 200 metros acima do nível do solo, um jardim se abre para a paisagem.